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quinta-feira, 22 de abril de 2010

micro-situações, tempo, agora

A peça é dividida em micro-situações pela necessidade de preencher o tempo vazio, como: a tentativa de Estragon de tirar as botas, o reencontro de Vladimir e Estragon, o relato da noite, o espancamento sofrido por Estragon, o desejo de ir embora, necessidade de esperar Godot, memória, sonho de Estragon, vontade de partir, o retorno ao passado, o encontro com Pozzo e Lucky, a vontade de enforcarem-se, refeição de Estragon, prisão à Godot, aparição do menino dizendo que Godot virá no dia seguinte, à vontade de separação entre Estragon e Vladimir, etc
As personagens não conseguem se localizarem em uma linha temporal coerente, e nem similar a ação ao texto, por causa da grande incapacidade adquirida. A representação do tempo cíclico é revelada a partir da árvore (este é o tempo necessário quando se trata de não-linearidade da vida), produzida também pela tensão provocada pela circularidade.
O que resta agora, é transformar toda a multiplicação das micro-situações, a dependência, dominação, complementaridade das personagens,o caratér metateatro, a circularidade, a repetição de partituras corporais, de texto, e começar a dividir, realizando um único caminho a ser percorrido neste eterno retorno, sendo que a figura do agora, possa ser a real matriz do trabalho.

A minha grande dúvida da montagem é: se as personagens não estão mais esperando, pois não acham mais conveniente esperar; a estrutura faz que com elas esperem, mesmo elas não esperando?